GUARDA RESPONSÁVEL


"O Animal que o homem escolher como companheiro nunca deverá ser abandonado"

• Cães e Gatos vivem em média 12 anos. Aquele filhotinho que você está adotando, viverá vários anos ao seu lado. Portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar animais melhor não adotar, a menos que possam contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência.


• Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. O ideal é ter sempre mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos. Cães e gatos são animais muito sociáveis e tendo outro da mesma espécie no convívio, eles se sentem mais seguros, mais felizes.


• Posse responsável começa na ADOÇÃO – NÃO COMPRE ANIMAIS! Quando você compra, está incentivando a criação de mais filhotes e mais abandono. Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas. O "vira-lata" ou SRD (sem raça definida) é o cão mais versátil que há, além do mais saudável também. Os cruzamentos constantes entre animais com parentesco, o que caracteriza cães de raça em geral, muitas vezes são responsáveis por doenças congênitas.


Se você não tem paciência ou tempo para criar um filhote, adote um animal adulto. Há inúmeras vantagens, principalmente se for um cão ou gato abandonado. Esses animais ficam tão estressados por terem que viver nas ruas, vítimas de toda sorte de crueldades, que quando encontram "um cantinho" e amor, tornam-se gratos pelo resto de suas vidas. Animais adotados quando adultos fazem de tudo para agradar.



O direito de possuir um animal de estimação acarreta obrigações ao seu dono 


Vacine Seu Animal Anualmente - Esta providência protege seu animal de diversas doenças/viroses que podem levar à morte.


Castre Seu Animal (Ver a importância da Castração)


Identifique Seu Animal! - Mantenha Seu Cão ou Gato com identificação - Esta simples providência pode ser a solução no caso de seu cão, gato ou ave se perder. Coloque em uma plaquinha metálica seu nome e telefone (com DDD) em uma coleira. Certamente a pessoa que encontrar um animal assim identificado irá imediatamente entrar em contato com você. Ao sair, mantenha-o na coleira. Cães e gatos, ao sair de seu ambiente, podem se sentir desorientados e assim escapar do controle de seu dono.
Mantenha Portões Fechados e Cercas Bem Cuidadas - A grande maioria de casos de desparecimento de animais domésticos são causados por simples distração de seu donos ou das pessoas que freqüentam a casa ao manter portas e portões abertos. Buracos em cercas também devem ser consertados.

Cuidados Nas Viagens - Atenção redobrada nas viagens de férias. Certifique-se que seu animalzinho tenha um lugar seguro e adequado para ficar. Animais desaparecidos em viagens são mais comum do que se possa imaginar e sua recuperação é muito mais difícil.

EXTREMAMENTE IMPORTANTE: CUIDADO COM O BARULHO DOS FOGOS (e dos trovões)- Atenção especial ao seu animal por ocasiões comemorativas como festas de fim de ano; dias de jogo/campeonato de futebol; festas de São João, etc. O barulho dos fogos (e dos trovões) agride o ouvido dos animais, que ficam desorientados, e seu comportamento fica completamente alterado. Ficam extremamente agitados, se debatem, pulam muros, e o mais comum é saírem correndo sem destino. Em ocasiões como essas, o número de animais que se perdem é gigantesco. Evite que seu animalzinho acabe como tantos abandonados na rua. Tome as devidas precauções em dias que antecipadamente já se sabe que vai haver muito barulho por causa dos fogos, e faça com que seu amiguinho ande SEMPRE com uma placa de identificação na coleira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário